O balão gástrico é uma bexiga colocada vazia por endoscopia digestiva alta (pela boca) dentro do estômago. Ela é insuflada com cerca de 800 ml de soro fisiológico + corante azul, reduzindo assim a capacidade do estômago como reservatório e fornecendo uma sensação de saciedade precoce.

O período máximo de permanência do balão gástrico no estômago é de seis meses, depois do que deve ser retirado. Os estudos mostram um intervalo mínimo entre a colocação de um balão para outro de 2-6 meses para regeneração da mucosa gástrica. Com esse procedimento, estima-se uma perda média de peso de 15% do inicial nesses seis meses de tratamento.

A grande vantagem desse procedimento é o fato dele ser pouco invasivo, reversível, de baixo risco e com poucas consequências nutricionais de longo prazo. Mas aí residem também suas desvantagens, o procedimento por ser pouco agressivo tem resultados menos intensos, e como a duração máxima é de seis meses, a maioria dos pacientes volta a ganhar peso, passado algum tempo.

É um procedimento tentador para pessoas que precisam perder pouco peso e não podem ser operadas e também em pacientes com IMC > 50, ou com doenças graves associadas que necessitem perder algum peso, como preparo pré-operatório, para diminuir riscos em uma futura cirurgia.