Calcule seu IMC

  • Ex: 65,5
  • Ex: 1,70

Resultado do seu IMC:

Resultado do IMC

Bypass Gástrico

Conhecida também como Derivação Gástrica em ‘Y’ de Roux (DGYR), ou Cirurgia de Capella, quando adicionamos a colocação de um anel.

Associa a redução do reservatório gástrico à diminuição não tão acentuada da capacidade do intestino absorver o alimento, causa restrição gástrica + redução da absorção intestinal.

Ao reduzir o estômago, além de comer menos, se reduz o hormônio Grelina (causando diminuição do apetite).

Também o percurso do alimento pelo intestino delgado é reduzido, (não passa pelo duodeno e pelo jejuno), levando a uma redução na absorção de gorduras e açúcares. O alimento ao chegar diretamente a porção final do intestino delgado (íleo), libera hormônios intestinais, conhecidos como Incretinas (GLP1- Glucagon Like Peptide 1 e PYY- Peptide YY, entre outros) que promovem saciedade, diminuem o movimento intestinal e estimulam o pâncreas a produzir mais Insulina.

É eficiente mesmo que o paciente não tenha perfeita aderência a dieta, pois se comer alimentos muito ricos em gorduras e açúcares, esses não serão absorvidos completamente e a pessoa poderá apresentar alguma alteração intestinal e flatulência. Alimentos muito calóricos causarão mal-estar pelo mecanismo de dumping (intolerância a alimento muito calórico e concentrado). Porém, não é como na cirurgia disabsortiva, na qual o paciente pode comer de tudo. Neste procedimento, o paciente precisa colaborar, aprendendo a mastigar, comer devagar, reduzindo o volume das alimentações e principalmente, diminuindo a quantidade de carboidratos e as “beliscadas”.

O percentual de peso perdido chega a ser de 70-80% do excesso, e o paciente dificilmente retorna ao peso original.

Outras vantagens residem na sua reversibilidade, no tratamento da doença de refluxo gastroesofágico e tem efeitos benéficos adicionais sobre o controle ou reversão das comorbidades metabólicas, em especial sobre o Diabetes Tipo 2.

Os pacientes que se submetem à essa Cirurgia devem estar atentos a alguns inconvenientes que ela pode acarretar, como anemia por falta de ferro e vitaminas do complexo B, além de deficiências de outros nutrientes. Porém, são tratáveis e facilmente diagnosticadas, quando o paciente tem um acompanhamento pós-operatório adequado.

O tempo de Cirurgia desta técnica é em geral cerca de 80 minutos.

Bypass Gástrico

 

Bypass Gástrico

 

Dr. Marcelo Z. Salem - CRM 59.961 - Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da USP

contato@centrodecirurgia.com.br - Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues 46, conj 21, 22 e 23 Vila Nova Conceição - Cep 04544-000 São Paulo - SP | Tel: (11) 3849-0800

Centro de Cirurgia Avançada Dr. Marcelo Salem - Todos os direitos reservados - 2011

RS Web Interactive Dr. Salem agenciars.com.br